Os Autores

Os textos do material foram construídos a partir de um conjunto de conversas com os vários autores. Foram rodadas de discussão com a equipe do projeto e interessados de modo a produzir uma discussão coletiva dos materiais. A proposta é que outros autores se incluam neste material e possam trazer reflexões e contribuições para a análise das políticas de saúde no Brasil.

Arlinda B. Moreno – Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), com Pós-Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz.

Aline Caldas – Nutricionista. Doutoranda em Epidemiologia e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Álvaro César Nascimento – Tecnologista do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz, Coordenador de Conteúdos da Página Eletrônica do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da Instituição.

Artur Lobo Costa Mattos – Psicólogo. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Pesquisador autônomo.

Camila Duarte Gerassi – Psicóloga. Mestranda em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Carolina Fernandes Pombo-de-Barros Psicóloga. Mestre em Saúde Pública Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Gestora hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Cristiani Vieira Machado – Médica sanitarista. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ.

Débora Bertussi – Doutora em Ciências da Saúde/UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva/UEL, Assessora Técnica do Gabinete da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo e Professora da UNICID/SP.

Emerson Elias Merhy – Professor Livre-Docente de Saúde Coletiva, Professor Visitante da Clínica Médica da UFRJ, Coordenador da Linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde.

Fernando Manuel Bessa Fernandes – Cientista social. Pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Doutorando em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Francini Lube Guizardi – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ.

Ialê Falleiros – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ. Doutoranda em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Laura Camargo Macruz Feuerwerker – Professora Doutora em Saúde Pública, Professora – Adjunto da Faculdade de Saúde Pública da USP e Professora Colaboradora da Linha de Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde.

Luciana Dias de Lima – Médica sanitarista. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ.

Márcia Raposo Lopes – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ.

Maria Luiza S.Cunha – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ.

Marly M. Cruz – Psicóloga. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Pesquisadora do Departamento de Endemias …. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)

Mônica de Rezende – Fisioterapeuta. Doutora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).  Assessora pedagógica da Coordenação de Educação a Distância da ENSP/FIOCRUZ.

Rossana Staevie Baduy – Doutora em Ciências da Saúde/UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva/UEL  e Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Ruben Araujo de Mattos – Médico. Doutor em Saúde Coletiva. Professor adjunto do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Professor do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS/UERJ, e do programa de pós-graduação em Alimentação, Nutrição e saúde, do instituto de Nutrição da UERJ.

Tatiana Wargas de Faria Baptista – Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ.

Valéria Cristina Gomes de Castro – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ. Mestre em Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ.

Virgínia Fontes – Professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIOCRUZ.

About the Author